sexta-feira, 18 de junho de 2010

ADEUS A SARAMAGO !!!

Hoje é um dia estranho meninas, está um sol delicioso lá fora, é 6F, as pessoas felizes e se preparando para mais um jogo da Copa quando ao sair de casa me deparo com a notícia no Jornal !!!!

Não foi a morte de nenhum amigo, ou familiar mas foi a morte daquele que com suas palavras marcaram minha adolescência !

No colégio tivemos que ler Ensaio Sobre a Cegueira ! Esse é um livro pesado, violento mas que marcou a mim e aos meus colegas de escola quando tivemos que lê-lo e fazer fichas para o debate sobre o mesmo !!! A mais sombria descoberta para mim, através dessa leitura foi entender que ele tanto queria mostrar que na verdade, não somos bons !! E que o que nos falta é coragem para reconhecer isso !!!

Se não me engano, o livro de tão marcante virou filme (não tenho certeza quem o fez, mas acho que foi Fernando Meirelles), me lembro também que esse filme causou enorme emoção a Saramago !!!

Hoje, aos 87 anos, ele nos deixa ! Esse que foi considerado o Mago da Literatura, que tinha uma enorme capacidade de exergar o mundo como ninguém, esse que tinha um humor super especial e refinado !





Ele deixou no Blog dele seu ultimo texto, que era uma reflexão sobre a sociedade atual ! Vale a pena ler !!

Pensar, pensar
Junho 18, 2010 por Fundação José Saramago
Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma.

Revista do Expresso, Portugal (entrevista), 11 de Outubro de 2008


Além de Ensaio sobre a Cegueira, também recomendo; "Os Poemas Possíveis" e "Os Apontamentos" , esses foram os livros que meu professor me indicou na época !!!

.

2 comentários:

Fernanda disse...

você já leu esses outros livros? Eu comprei Evangelho Segundo Jesus Cristo, mas nunca consegui ler e um outro Ensaio, mais recente, mas também não avancei muito...

JuH. disse...

Li praticamente todos d lista q o Oswaldo me deu naquela época !! E bota lista !!! ahahaha
Bem Oswaldo ne amiga !